2014-05-22

BOA (C.Camargo Oficinas de Artes)

 C. Camargo Oficinas de Artes tem vindo a desenvolver, há longos anos, projetos criativos com todos os grupos etários e sociais no seu espaço próprio, o BOA – Bombarda Oficinas de Artes, no Porto, e em colaboração com várias Instituições particulares e públicas, como, por exemplo, a Fundação de Serralves, a Fundação Porto Social, a Fundação Museu do Douro, Cruz Vermelha, Hospitais, Escolas de todos os graus de ensino, particulares e públicas, associações culturais e profissionais, eventos diversificados.

Todas as propostas são elaboradas em função dos públicos a que se destinam, numa perspetiva de educação artística não formal e de criação de contextos para projetos culturais ou educacionais ou projetos interrompidos ou adiados, como é, muitas vezes, o caso dos públicos seniores.


Cristina Camargo

Artista plástica , licenciada em Artes/Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas Artes da U. Porto e Design Industrial pela Escola de Artes e Design de Matosinhos, trabalha no âmbito da educação pela arte numa perspetiva de desenvolver estratégias de intervenção e reflexão através da criatividade ligando o pensamento à ação.  Desenvolve projetos criativos com públicos diversificados como escolas de todos os graus de ensino, universidades séniores, hospitais incluindo o HML, Museu de Serralves, Museu do Douro, Fundação para o Desenvolvimento do Vale de Campanhã entre outros.
Como artista plástica pertence desde 1992  ao grupo Kunstefelder formado por artistas portugueses, holandeses e alemães com encontros e simpósios  em ambiente rural em campos lavrados do norte da Alemanha como forma de articular a arte com  o ambiente e ao grupo Inkprint expondo regularmente desde 1990,.

Coordenadora e responsável das atividades do Espaço BOA- bombarda oficinas de artes – Porto  nas áreas  de artes plásticas , escrita criativa,  expressão corporal, teatro, dança contemporânea entre outras para públicos a partir dos 6 meses. Colabora com o Serviço Educativo da Fundação de Serralves desde 1999.

Mariana Assunção

Começou a estudar teatro em 1991, na Academia Contemporânea do Espectáculo do Porto. Seguiu estudos na área e licenciou-se em Interpretação pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. Profissional desde 1994 - ano em que se estreia como Actriz no Teatro Nacional S. João -  tem desenvolvido vários projectos como actriz em várias companhias Teatrais do Porto, Braga e Lisboa. Desenvolve projectos na área de produção de espectáculos, dirige encenações de Teatro para crianças, assim como Oficinas Criativas para crianças, adolescentes e adultos e lecciona as disciplinas de Teatro,  Área de Expressões e Animação Sociocultural em Escolas Públicas desde 2000. Colabora com C.Camargo  no Boa e Fundação de Serralves.

Estudou Formação Musical e Viola Dedilhada no Conservatório de Música do Porto e fez parte do Bando dos Gambozinos, Porto.
Mãe de um Pedro de 5 anos.


Ivone Ruth Anes de Almeida

Licenciada em Filologia Germânica com formação em teatro, expressão dramática e música; lecionou Português e Inglês em escolas do ensino público e particular (2º e 3º ciclos); integrou grupos de teatro amador e profissional, projetos de investigação/ação centrados na aplicação das práticas dramáticas na educação (ensino de línguas vivas, clubes de teatro/expressão dramática, formação para a cidadania e formação de professores); orienta sessões de escrita criativa e de contador de histórias em escolas, bibliotecas e associações culturais, muitas vezes, em colaboração com Cristina Camargo, com quem dinamiza também oficinas criativas em Serralves e no BOA (Bombarda Oficinas de Artes).

Filipa Mora

Observadora e contadora de estórias, licenciada em Comunicação Social. Amante
de documentário e de pessoas. Produtora de conteúdos e formadora em oficinas criativas para crianças e jovens, onde a palavra e o corpo são os veículos para e do imaginário. Gosta de sotaques e de trabalhar para a inclusão de sorrisos. E das boas práticas para o bem-estar.
Praticante e instrutora de yoga para crianças, pelo Centro de Yoga do Porto. Respira a contemplação e aventura-se, carinhosamente, na pastelaria sem glúten. Continua a alimentar a curiosidade formativa nas áreas da educação, ayurveda e psicologia.
Estudou Direito na Universidade de Coimbra, mas licenciou-se em Ciências da Comunicação-Jornalismo, Assessoria e Multimédia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Sempre colaborou com publicações académicas, chegando a assumir funções de edição e direcção do JUP. Estagiou no Público e escreveu para suplementos como Fugas, Ipsilon e Pública. Produziu conteúdos para a casadamusica.tv, para o ciberjornal académico JornalismoPortoNet e revista Attitude. Produziu conteúdos para a Feira do Livro do Porto, foi assistente de produção no festival de música de câmara, Harmos Classical, e colabora com C.Camargo  no BOA e  Fundação de Serralves.
Contou histórias das pessoas do centro histórico do Porto, na Rádio Manobras, onde foi autora, geriu as redes sociais, moderou debates e fez locução. Criou, também, Serviço Educativo desta Rádio, levando oficinas de rádio às crianças e jovens, seja em escolas, jardins ou associações.